terça-feira, 10 de janeiro de 2012

12 cozinhas ousadas com papel de parede e móveis de design assinado

O inusitado reina nestas cozinhas selecionadas de Casa Cor 2011. Elas têm geladeiras coloridas, luminárias escultórias, painéis e papel de parede.


Com o avanço da tecnologia, nossos hábitos e anseios vêm se transformando dia após dia, assim como os usos de cada cômodo da casa. Elevada a um novo ambiente de estar, a cozinha acolhe familiares e amigos em torno de uma boa conversa, um bom vinho. A decoração permite ousadias que não se imaginavam há algumas décadas. Geladeiras coloridíssimas, móveis de design assinado, painéis inusitados, luminárias escultóricas e até papel de parede valorizam o coração da casa. Tudo isso, claro, sem abrir mão da praticidade e do conforto, essenciais em qualquer cozinha.


Sopro de ousadia. A natureza serviu de inspiração para a escolha dos materiais e das cores deste estar gourmet de 72 m2. Madeira de reflorestamento e concreto aparente são elementos protagonistas do ambiente concebido pelas arquitetas Carla Mayer e Liliana Ramis, do Rio Grande do Sul. Esses materiais, que fogem do convencional, marcam presença no piso e nas paredes (deque de pínus) e na bancada que serve de mesa para refeições rápidas (concreto aparente). O mobiliário colorido tem assinatura de designers brasileiros como Sergio Rodrigues e Guto Indio da Costa.


Alto impacto. Linhas puras predominam nos móveis da cozinha projetada pela designer de interiores Jane Rocha e pela arquiteta Laryssa Rocha, do Paraná. Os armários são de vidro, assim como o tampo da bancada, que suporta altas temperaturas e resiste a manchas. “Utilizamos cores frias no piso, paredes e teto. Por isso, pensamos em incorporar algo que trouxesse mais luz, vida e alegria ao ambiente: laranja e amarelo”, ressalta Jane. Entre as ousadias, o papel de parede vinílico com estampa retrô não absorve os respingos de água da pia. “Foi uma escolha para oferecer também conforto visual”, explica.


Tempero especial. Em um espaço de 110 m2, o restaurante concebido pela arquiteta Gorete Colaço, do Rio de Janeiro, exibe acabamentos de tons elegantes como fendi,chocolate, areia, preto e prata. Para iluminar e contrastar com essas cores, a arquiteta optou por cadeiras amarelas Rio, do designer Carlos Motta. Aberta para o espaço de degustação, a área da cozinha é equipada com um potente cooktop e uma estante de madeira com iluminação embutida que abriga os fornos e as louças brancas de diversos formatos.


Questão de equilíbrio. “O ambiente é moderno, seguindo uma linha conceitual e intimista. E escolhi tons claros para obter aconchego”, explica o arquiteto Miguel Gustavo, de Brasília, sobre a cozinha gourmet de generosos 110 m2. Um dos pontos altos é a distribuição de móveis, que permite a circulação pelo espaço de maneira livre. A bancada da ilha central, produzida com composto de mineirais e acrílico, exibe curvas, em contraste às linhas retas do mobiliário. O piso é de porcelanato com placas de 60 x 60 cm.


 Elemento vazado. O loft assinado pela designer de interiores Luciana Pastore e pela arquiteta Maria Paula Giuliano, de São Paulo, na mostra BGourmet, foi planejado para um homem que gosta de, cozinhar e receber os amigos. “A combinação das cores dá ao espaço um efeito de praticidade, sofisticação e aconchego”, diz Maria Paula. Chamam a atenção as paredes de cobogós, tijolos cimentícios vazados, muito utilizados na década de 1950. Outros destaques são a jabuticabeira no centro do ambiente e a pequena horta na ilha de preparo de alimentos. O piso de porcelanato faz boa parceria com a mesa de quartzo.


Ambiente multifuncional. A escultura formada pela união assimétrica de caixas de MDF, com espelhos embutidos, sobressai na copa de 9 m2 planejada pelas arquitetas Sophia Galvão e Bianca da Hora, do Rio de Janeiro, também autoras da obra. O teto de gesso é inclinado, causando impacto. “Buscamos criar uma atmosfera de lounge”, conta Sophia sobre o espaço, que ainda funciona como bar. Dessa forma, a iluminação intimista contribui para a proposta. Sobre a bancada – o material é um composto de pó de mármore e cristais de vidro – ficam a máquina de café expresso e a bandeja com taças e bebidas.


 Atmosfera cênica. A arquiteta Samantha Ughini, do Rio Grande do Sul, concebeu um loft destinado a uma jovem executiva que oferece praticidade e conforto sob um tom contemporâneo. Para decorar a cozinha, que se abre ao ambiente de estar e jantar, escolheu-se a certeira combinação de preto e branco. Fugindo da tradicional paleta feminina, essas cores dominam a cena nos revestimentos das paredes e dos armários. A automação de iluminação e equipamentos eletrônicos traz ainda mais conforto ao espaço.


O retrô está na moda. Esta cozinha concebida pela designer de interiores Ana Paula Brasil, do Espírito Santo, incorpora elementos inspirados na década de 1970, comoos grafismos e as tonalidades vibrantes, em uma releitura atual. “O laranja é uma cor apontada como tendência para 2012. Escolhi o branco e o cinza para fazer o contraponto”, ressalta Ana Paula. A fim de trazer um toque contemporâneo ao espaço, as paredes combinam painéis geométricos de MDF laminado e papel de parede com estampas de círculos. Mesas de vidro e o porcelanato no piso de cor clara conferem leveza.


Contraste intenso. Enfileirados na prateleira de vidro que se estende por toda a parede, os pinguins de diversos materiais são um charme e ajudam a compor a atmosfera lúdica nesta cozinha da BGourmet. Na proposta do arquiteto Olegário de Sá e do decorador Gilberto Cione, de São Paulo, cores vibrantes como o revestimentoamarelo das cadeiras Bertoia ganham destaque sobre a base de tons fechados. O piso é de madeira de demolição e a mesa de linhas arrojadas, de quartzo.


Toque regional. A paisagem do cerrado é fonte de inspiração da cozinha de 46 m2 idealizada pela arquiteta Laciana Taquary, de Goiás. Em uma das paredes, a fotografia de uma árvore da região é de João Caetano. As portas de vidro do armário da bancada receberam adesivo com estampa de pequi, fruta nativa do cerrado. Sua flor aparece estilizada na parede revestida de ladrilhos hidráulicos. Na área de jantar, a mesa laqueada tem companhia das cadeiras de Karim Rashid. O piso de porcelanato, em duas diferentes cores, cobre todo o espaço.


Clean e funcional. Suave e calmante, a composição entre o azul e o branco confere um tempero chique à cozinha gourmet elaborada pela designer de interiores Jóia Bergamo, de São Paulo. Os armários de linhas retas têm discretos puxadores. Nas paredes, optou-se por pastilhas de vidro. A mesa de madeira para refeições se estendeaté a bancada de mineral e acrílico da área de cocção. Com o intuito de facilitar o dia a dia, a automação controlada por iPhones e iPads regula os sistemas de áudio, vídeo e iluminação.


Máxima flexibilidade. A ideia do arquiteto Gustavo Calazans, de São Paulo, para a mostra BGourmet foi criar espaços flexíveis que levam em conta os princípios da redução, do reúso e da reciclagem. A cozinha integrada ao jantar apresenta piso de placas compostas de fibras celulósicas e de resinas termoplásticas. Esse acabamento pode ser aplicado diretamente sobre outros pisos. Os móveis são de MDF de madeira proveniente de áreas de reflorestamento. Tons de branco, rosa e azul se complementam em harmonia. “Busquei uma composição cromática que fosse jovial e alegre, de forma a suavizar a ousadia da proposta”, diz.

fonte:http://casa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário